A economia do Brasil colonial na perspectiva de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.239Palavras-chave:
Brasil Colonial. Economia. Livros Didáticos.Resumo
Considerando a importância da pesquisa histórica para a construção do conhecimento histórico, este trabalho visa a se debruçar sobre o conteúdo referente à economia do Brasil no período denominado como Colonial de livros didáticos do ensino público, identificando se os mesmos apresentam, ou não, ideias, estudos e análises realizadas pelos historiadores João Fragoso, Russel-Wood e Stuart Schwartz, em suas respectivas obras, “Principais da Terra, Escravos e República”; “O Brasil Colonial: O Ciclo do Ouro, c. 1690-1750”; “O Brasil Colonial, c. 1580-1750: As Grandes Lavouras e a Periferia”. A realização deste trabalho ocorreu como complemento às atribuições da Monitoria na disciplina de História da Íbero-América A: Colonização Portuguesa, do Curso de História da Universidade Federal de Santa Maria, transcorrida durante o primeiro semestre do ano de 2012.Downloads
Edição
Seção
Dossiê