“Deixados a beira do caminho”: a abordagem da história indígena local na região do Vale do Rio dos Sinos.

Autores

  • Fabiane Maria Rizzardo UNISINOS
  • Rodrigo Luis dos Santos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.198

Palavras-chave:

História indígena. Imigração alemã. Ensino de História

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como a história dos indígenas que habitavam a região que hoje compreende o Vale do Rio dos Sinos é abordada nas salas de aula, sobretudo nas escolas de cidades da chamada Encosta da Serra (Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Santa Maria do Herval, entre outras), onde há a presença ainda forte da cultura alemã, principal etnia dos imigrantes que se instalaram nessa região. Além disso, queremos compreender qual a percepção, no senso comum, que os estudantes dessas localidades possuem sobre a presença indígena em sua região, a importância que dão para esse fato e quais as razões culturais e históricas, que se manifestam no meio educacional, para se abordar de forma insuficiente a questão indígena na região.

Biografia do Autor

Fabiane Maria Rizzardo, UNISINOS

Graduanda do Curso de Licenciatura em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista de Iniciação Científica FAPERG, vinculada ao Instituto Anchietano de Pesquisas – IAP.

Rodrigo Luis dos Santos, UNISINOS

Graduando do Curso de Licenciatura em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista de Iniciação Científica FAPERG, vinculado Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiro – NETB, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNISINOS.

Downloads