Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade.

Autores

  • Carlos R.S. Machado FURG
  • Vânia Chaigar FURG
  • Kathleen Aguirre FURG
  • Eron da Silva Rodrigues FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.247

Palavras-chave:

Cidade. Ensino. Comunidade. Memória.

Resumo

Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes características, cada comunidade tem suas manifestações culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepções da cidade e sua diversidade social, cultural e econômica, enfim, as características específicas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada é uma produção histórica neste contexto, revelando parcela da memória de uma comunidade através de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lázaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivação de relacionar a fonte oral com o ensino de História. Descobrimos que de um cenário, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteúdo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente histórico.

Biografia do Autor

Carlos R.S. Machado, FURG

Professor de políticas públicas da educação e do pós-graduação em educação ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/PPGEA), coordenador do grupo de pesquisa Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais no Extremo Sul do Brasil.

Vânia Chaigar, FURG

Professora adjunta da FURG, atua na formação de professores de Graduação e Pós-Graduação e coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas.

Kathleen Aguirre, FURG

História Licenciatura - FURG, bolsistas do PIBID de História e voluntários no grupo de pesquisa Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais no Extremo Sul do Brasil.

Eron da Silva Rodrigues, FURG

História Licenciatura - FURG, bolsistas do PIBID de História e voluntários no grupo de pesquisa Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais no Extremo Sul do Brasil.

Downloads