A produção de material didático para o ensino de História

Autores

  • Cristine Fortes Lia UCS
  • Jéssica Pereira da Costa UCS
  • Katani Maria Nascimento Monteiro UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.175

Palavras-chave:

Material didático. Conhecimento histórico. Ensino.

Resumo

A produção de material didático para as aulas de história remete à discussão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem. O recurso e/ou material didático precisa ser pensado através da abordagem da construção do conhecimento histórico, não se limitando a uma prática de transmissão deste conhecimento. Assim, o significado do material didático e sua produção centram-se na ideia de criar uma relação entre o aprendizado e a construção de um determinado referencial explicativo para determinados processos históricos. Através de exemplos de experiências práticos, este estudo objetiva estabelecer a relação entre a prática da construção do conhecimento e as abordagens teóricas sobre o mesmo.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, UCS

Doutora em História – PUCRS. Pesquisadora e docente no Curso de História e no Mestrado Profissional em História da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Jéssica Pereira da Costa, UCS

Acadêmica do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul – UCS e monitora do Núcleo de Apoio ao Ensino de História – NAEH - UCS

Katani Maria Nascimento Monteiro, UCS

Doutora em História – UFRGS. Pesquisadora e docente no Curso de História e no Mestrado Profissional em História da Universidade de Caxias do Sul -

Downloads