Breve história da África e dos africanos e o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas: da historiografia africana à aplicação da Lei 10.639/ 03.

Autores

  • Daffine Natalina Reck UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.204

Palavras-chave:

Historiografia. Lei 10.639/03. Educação. História e Cultura Afro-Brasileira.

Resumo

O presente artigo, de natureza sócio-histórica, visa fazer uma retomada de algumas leituras do passado dos africanos e de seus descendentes, ou seja, de alguns eixos historiográficos produzidos até o presente momento. Ao buscar fazer uma ligação da historiografia africana com o ensino de história, questões acerca da implantação da Lei 10.639/ 03, que confere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira maior especificidade no tocante ao ensino de História e Cultura da África e dos afro-descendentes, serão discutidas. Para tanto uma pesquisa documental e bibliográfica foi realizada. Com este trabalho, pretende-se, além de fazer uma relação entre a escrita da história dos afro-descendentes com a lei e o cotidiano escolar das questões que tangem ao ensino da história negra, valorizar a diversidade cultural presente na formação da sociedade brasileira, no intuito de resgatar a cidadania e identidade da população negra do Brasil.

Biografia do Autor

Daffine Natalina Reck, UFSM

História Licenciatura e Bacharelado - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial Ciências Sociais Aplicadas (PET CiSA).

Downloads