As concepções do ensino de história na pós-redemocratização de 1980 a 2012: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai.

Autores

  • Carlos José Borges Silveira FURG
  • Simone Gomes de Faria FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.246

Palavras-chave:

currículos. consciência histórica. educação comparada.

Resumo

No presente trabalho propomos analisar a representação dos conhecimentos históricos nas grades curriculares do Brasil e do Uruguai, entre 1980 a 2012, a partir da perspectiva da educação comparada de Robert Cowen e Andréas Kazamias. A investigação que irá ser desenvolvida é uma pesquisa-ação embasando-se no método de Bereday, além disso, centra-se especificamente na teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen, com vistas a perceber as concepções do aprendizado histórico mediado nos livros didáticos nos espaços-temporais delimitados. A proposta desse estudo sustenta-se nas pressuposições de que os manuais didáticos interferem na compreensão do contexto histórico de cada localidade estudada e na própria prática dos professores, pois permeia todo plano curricular incorporado na prática educacional. Nessa esfera se analisará como se coteja a formação da consciência histórica que se torna um elemento essencial na formação dos discentes socializando o saber histórico em suas variáveis. A análise que esta sendo averiguada compara a Agência Uruguai ANEP e no Brasil, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de como atuam na prática profissional e na construção no ensino-aprendizagem dos alunos na esfera escolar.

Biografia do Autor

Carlos José Borges Silveira, FURG

Professor da Rede Estadual de Ensino no Município de Rio Grande e Mestrando em História da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG – sob a orientação da profa. Dra. Júlia Silveira Matos.

Simone Gomes de Faria, FURG

Professora da Rede Municipal de Ensino no Município da Hulha Negra e Bagé e Mestranda em História da Universidade Federal do Rio Grande/ FURG  – sob a orientação da profa. Dra. Júlia Silveira Matos.

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