Patrimônio histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas da docência compartilhada numa escola aberta.

Autores

  • Carolina Guimarães Rosa UFRGS
  • Joana Alves Stedile UFRS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.210

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico em Anos Iniciais. PIBID\PEDAGOGIA. Escola Aberta.

Resumo

O trabalho discute as impressões, desafios e perspectivas, de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/ UFRGS) subprojeto Pedagogia, em desenvolver o ensino do Patrimônio Histórico, para alunos dos anos iniciais de escolarização, no contexto de uma escola aberta em Porto Alegre. Para construir a pesquisa, empregamos o Estudo de Caso como ferramenta, utilizando as observações, as memórias, as seleções de estratégias, o planejamento em equipe e o caderno de campo das bolsistas como material empírico. Os conceitos de patrimônio cultural, docência compartilhada e escola aberta foram as principais ferramentas de análise. A experiência iniciada no mês de março deste ano de 2013, sinaliza a modalidade de docência compartilhada (bolsistas, supervisão e coordenação) como uma ação produtiva para fomentar a formação docente. As reflexões conjuntas colaboram na análise dos medos, dos problemas e das conquistas do projeto PIBID Pedagogia nesta realidade complexa de escola aberta de periferia.

Biografia do Autor

Carolina Guimarães Rosa, UFRGS

Pedagogia/ bolsista do PIBID/ Pedagogia/ FACED - UFRGS

Joana Alves Stedile, UFRS

Pedagogia/ bolsista do PIBID/ Pedagogia/ FACED - UFRGS

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