Patrimônio cultural nas aulas de história: o sistema agrícola tradicional do Rio Negro.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.219Palavras-chave:
Sistema agrícola tradicional do Rio Negro. patrimônio imaterial. currículo de história.Resumo
Esta comunicação tem como foco o “Sistema agrícola tradicional do Rio Negro” e é fruto das discussões na disciplina Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial, do curso de licenciatura em História da UFRGS, realizado em 2011/2. O sistema agrícola é um bem imaterial registrado em 2010 que está inserido no contexto das políticas públicas de patrimonialização e valorização do multiculturalismo e da plurietnicidade. O objetivo central deste trabalho é refletir sobre a importância de inserir nas aulas de história o patrimônio cultural imaterial através da reflexão sobre este bem. Para tanto, baseio-me nos documentos disponibilizados pelo IPHAN, em especial o Dossiê do registro. Busco, a partir disto, estabelecer as potencialidades e as possibilidades que o bem oferece para o estudo do patrimônio nas aulas de história, sem, contudo, esgotá-lo. São dois os questionamentos compreendidos neste trabalho, o primeiro é verificar quais as oportunidades de aproximação do sistema agrícola com o currículo tradicional de História, principalmente na relação com a temática dos povos indígenas. O segundo, é elucubrar sobre como a história ajuda a entender a ação do registro do patrimônio cultural imaterial brasileiro, pensando o sistema agrícola como fonte/documento para o ensino de história.