Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na web

Autores

  • Ney Izaguirry de Freitas Junior UFSM
  • Neida Maria Camponogara De Freitas UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.232

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem. repositórios virtuais. ensino de História.

Resumo

Com as novas tecnologias disponíveis, a rede mundial de computadores, Internet, constitui-se em uma nova forma de gerir informações, multiplicando a comunicação entre as pessoas em diferentes ambientes. Os espaços globais estão interligados, ultrapassando fronteiras. Nesse contexto, professores e alunos recriam os ambientes de aprendizagem, utilizando diferentes recursos pedagógicos. Neste trabalho, o propósito é apresentar informações sobre os Objetos de Aprendizagem (OA), disponíveis na web como recursos potencializadores no processo de ensino-aprendizagem para o ensino da História e para utilização por professores na Educação Básica. Para este estudo foram utilizados como referência alguns teóricos que fundamentam o assunto: Moran, Nascimento, Wiley, Tarouco, Fabre, entre outros autores que buscam diferentes formas de ensinar e aprender a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Biografia do Autor

Ney Izaguirry de Freitas Junior, UFSM

Professor Assistente II, lotado no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),RS

Neida Maria Camponogara De Freitas, UFSM

Mestranda em Geografia e Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM),RS e Professora de História, vinculada a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (RS), lotada na 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Santa Maria,RS.

Downloads