A educação escolar durante o período do Estado Novo

Autores

  • Leonardo Guedes Henn UNIFRA
  • Pâmela Pozzer Centeno Nunes UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.254

Palavras-chave:

Educação. Estado Novo. Militares.

Resumo

o presente artigo faz parte do projeto de Trabalho Final de Graduação I do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), sendo um quesito indispensável para a conclusão do curso de graduação. O trabalho, ainda em fase de pesquisa, pretende entender como se dava a questão da educação escolar durante o período de 1937 a 1945 no Brasil, período comumente conhecido como Estado Novo, este que tinha como chefe politico Getúlio Vargas. É sabido que a educação, assim como outros meios, foi utilizada como uma forma de propaganda politica e de afirmação do regime que havia sido implantado no país. Buscar-se-á entender como ela funcionava, quais foram as suas principais influências e de que maneira os militares apoiaram e estabeleceram uma normativa para essa educação. Além destas questões, outro aspecto que merece atenção neste estudo é o corpo deste individuo, a chamada militarização do corpo é uma constante no governo de Vargas. Pela primeira vez no Brasil, haverá um programa nacional o qual apoiará os exercícios físicos no ambiente escolar, assim como também no ambiente de trabalho, ou seja, nas fábricas. Ocorre também a profissionalização e difusão do ensino de educação física nas escolas primarias, para que desde crianças os brasileiros saibam quais são as vontades do seu líder.

Biografia do Autor

Leonardo Guedes Henn, UNIFRA

Doutor em História. Professor de História do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Pâmela Pozzer Centeno Nunes, UNIFRA

História - Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

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