Experiências do PIBID-História/2009 na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi: o Potencial Didático do Cinema no Ensino de História e a discussão acerca da Temática da Identidade, Identificação e o Sistema de Cotas nas Instituições Públicas

Autores

  • Aline Martins Linhares UFSM
  • Isa Cristina Pereira SEDUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.259

Palavras-chave:

Identidade. Cotas. Cinema.

Resumo

O presente trabalho vem apresentar o resultado das experiências, fruto das atividades desenvolvidas pelo PIBID-História 2009 da UFSM na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi, da cidade de Santa Maria- RS. A partir do relato destas ações busca-se apresentar uma discussão teórica- prática que se efetivou a partir da elaboração e análise de três oficinas realizadas: ”Ciclo dos Horrores”, “Identidade étnica, identificação e manipulação” e “Sistema de Cotas nas Instituições Públicas”, tais oficinas totalizaram dez ações desenvolvidas na escola que contemplaram alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Modalidade EJA.  Tais ações contribuíram de forma expressiva para que os alunos se constituam enquanto sujeitos críticos, seja para lidar com as ideologias que estão subentendidas nas linguagens cinematográficas e também televisivas como para debater temáticas distintas e se questionar sobre os conceitos pré-concebidos que advém da sociedade.

Biografia do Autor

Aline Martins Linhares, UFSM

História - Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/Bolsista PIBID-CAPES.

Isa Cristina Pereira, SEDUC/RS

Professora e diretora da Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi; supervisora do projeto

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