Museus e educadores: uma reflexão sobre o uso de museus como ferramenta pedagógica

Autores

  • Caiuá Cardoso Al-Alam UNIPAMPA
  • Edson Sousa Lucas de Araujo UNIPAMPA
  • Kaiene de Carvalho Pereira UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.215

Palavras-chave:

Museu. Educação. Educação não-formal. Formação. Estágio.

Resumo

O presente trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no componente curricular Estágio Supervisionado III em Espaços Não-escolares. As atividades compreenderam a pesquisa do histórico da instituição, observação do espaço, a elaboração de um plano de atividades e sua aplicação. O desenvolvimento do artigo se dá no sentido de estabelecer um ponto de partida para se compreender a instituição a partir de sua formação, perpassando algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, que foram sistematizadas durante a pesquisa e a observação. Outro ponto desenvolvido é o planejamento das atividades, realizado a partir da reflexão acerca do espaço. Por fim, a aplicação do trabalho, que foi desenvolvido visando a formação de professores, com o intuito de proporcionar a reflexão e o uso de uma ferramenta pedagógica que quase sempre é deixada em segundo plano.

Biografia do Autor

Caiuá Cardoso Al-Alam, UNIPAMPA

Professor adjunto do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Edson Sousa Lucas de Araujo, UNIPAMPA

Aluno do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Kaiene de Carvalho Pereira, UNIPAMPA

Aluna do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Downloads