O filme nacional e a história local possibilidades para o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.243Palavras-chave:
ensino de história, história local e filme.Resumo
O presente texto tem por objetivo contribuir na investigação das estratégias adotadas pelos discentes para construírem as suas sínteses históricas e, do modo como elas se relacionam com as fontes históricas; bem como, compreender como os alunos entendem as evidências históricas e perceber até que ponto a forma como entendem as evidências lhes permite construírem sínteses históricas fundamentadas e com multiperspectivas. Além disso, foram evidenciados nessa investigação, como os alunos do terceiro ano do Ensino Médio entendem conceitos basilares para a compreensão histórica, como memória, história oral, história local, processo histórico, tempo e História, bem como do contributo qualitativo que o uso de diferentes fontes proporciona ao Ensino de História. O problema da pesquisa consiste em tentar se compreender questões que perpassam, o como é que os alunos entendem a história enquanto ciência; como constroem o seu conhecimento histórico e a sua consciência histórica e uso qualitativo das fontes históricas nesse processo. O processo de construção da compreensão histórica tem de passar na fundamentação na evidência histórica e por tentar compreender o papel que esta desempenha na produção histórica (SIMÕES, 2011, p. 115); sua importância reside na ligação que estabelece entre o passado e a interpretação que dele é feita no esforço de conhecê-lo, pois, sem a evidência, à História não seria um conceito empírico. O presente texto resulta da uma pesquisa-intervenção no terceiro ano do Ensino Médio e possui entre os seus objetivos apresentar a experiência da pesquisa em ensino de História, bem como na valorização do patrimônio e da história local no contexto de Passo Fundo. A metodologia empregada constitui-se na elaboração e aplicação de uma sequência didática, na intervenção em sala de aula, no uso de diversas fontes históricas e no recolhimento de questionários e diário de classe feito em e após as intervenções na turma de pesquisa. Além disso, o mesmo encontra-se dividido em três partes, a saber, a fundamentação teórica, a descrição das atividades feitas através da pesquisa-intervenção e a análise dos primeiros resultados da pesquisa.