Representações do ensino da cultura afro-brasileira em alguns livros didáticos de história.

Autores

  • Carmem G. Burgert Schiavon FURG
  • Carla Rosi Lima FURG
  • Luiz Paulo da Silva Soares FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.195

Palavras-chave:

Livro Didático, História, Cultura Afro.

Resumo

O presente artigo integra as atividades do Projeto “Mapeamento, análise e universalização de políticas afirmativas voltadas à inserção curricular da História e da Cultura Afro-brasileira no Município do Rio Grande”, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação e visa apresentar uma análise do livro didático de História do Ensino Fundamental, no que concerne à fundamentação teórica da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar riograndino. Para tanto, parte-se da fundamentação da Lei 10.639/03 e, também, da LDB como ponto de partida. Assim, esta pesquisa fundamenta-se na análise da coleção de livros didáticos do Projeto Araribá, correspondente ao PNLD 2011/13, investigando como os autores abordam o assunto, de forma a identificar a forma como a Lei está sendo desenvolvida/aplicada nos livros citados. Busca-se, ainda, a análise acerca dos problemas da exclusão da história da cultura afro-brasileira e da África nos mesmos.

Biografia do Autor

Carmem G. Burgert Schiavon, FURG

Doutora em História. Professora Adjunta do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Carla Rosi Lima, FURG

Acadêmica do curso de História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Luiz Paulo da Silva Soares, FURG

Acadêmico do curso de História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

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