A produção de livros didáticos: tensões e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.240Palavras-chave:
Produção de livros didáticos. Políticas Públicas. Mercado editorial.Resumo
Este trabalho foi elaborado no âmbito do projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, desenvolvido na FACED/UFRGS. Inserido neste projeto, o presente estudo, oriundo de uma bolsa BIC UFRGS, tem por objetivo compreender a produção de livros didáticos, tomando como referência duas coleções do Ensino Médio aprovadas no PNLD 2012, manuais do PNLD e entrevistas com profissionais envolvidos na produção de livros didáticos. A realização deste estudo levou em conta as tensões e diálogos entre os diferentes profissionais envolvidos na produção de livros didáticos, como autores, diagramadores, ilustradores e editores. O trabalho apontou para a melhoria na qualidade (textura, material, legibilidade, etc.) dos livros produzidos, muito em função das exigências das políticas públicas relativas à compra e distribuição dos LD. Mediante análise das entrevistas foi possível verificar uma especialização dos setores da produção, com a pouca conexão entre os profissionais das áreas envolvidas. Outra constatação diz respeito ao livro didático ser encarado como uma mercadoria, direcionada para um público escolar, mas que se pauta, especialmente, pelas diretrizes estabelecidas pelo governo, principal comprador deste tipo de material.