A produção de livros didáticos: tensões e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.240Palabras clave:
Produção de livros didáticos. Políticas Públicas. Mercado editorial.Resumen
Este trabalho foi elaborado no âmbito do projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, desenvolvido na FACED/UFRGS. Inserido neste projeto, o presente estudo, oriundo de uma bolsa BIC UFRGS, tem por objetivo compreender a produção de livros didáticos, tomando como referência duas coleções do Ensino Médio aprovadas no PNLD 2012, manuais do PNLD e entrevistas com profissionais envolvidos na produção de livros didáticos. A realização deste estudo levou em conta as tensões e diálogos entre os diferentes profissionais envolvidos na produção de livros didáticos, como autores, diagramadores, ilustradores e editores. O trabalho apontou para a melhoria na qualidade (textura, material, legibilidade, etc.) dos livros produzidos, muito em função das exigências das políticas públicas relativas à compra e distribuição dos LD. Mediante análise das entrevistas foi possível verificar uma especialização dos setores da produção, com a pouca conexão entre os profissionais das áreas envolvidas. Outra constatação diz respeito ao livro didático ser encarado como uma mercadoria, direcionada para um público escolar, mas que se pauta, especialmente, pelas diretrizes estabelecidas pelo governo, principal comprador deste tipo de material.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)