Leitura como instrumento de construção do sujeito histórico

Autores

  • Estela Maris Giordani UFSM - AMF
  • Márcia Cristiane Rambo UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.262

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, construção do conhecimento, leitura.

Resumo

Desenvolvemos uma reflexão acerca da repercussão do processo da leitura escolar a partir da concepção da aprendiz como sujeito histórico inserido em um contexto de escolarização. Consideramos a leitura, um instrumento de aquisição da linguagem, de aprimoramento das estruturas cognoscitivas e de inserção do sujeito em seu contexto sócio-histórico. Elaboramos, aplicamos e avaliamos uma técnica de leitura que a denominamos de “inteligente” em contextos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental no primeiro semestre de 2013. A pesquisa de abordagem qualitativa aqui apresentada foi realizada na primeira etapa com a aplicação da técnica em sala de aula e na segunda com um questionário aberto a um grupo de dez professores. Apesar de ainda estar em processo de avaliação a técnica demonstra-se um instrumento valioso para o desenvolvimento dos sujeitos protagonistas históricos de suas aprendizagens.

Biografia do Autor

Estela Maris Giordani, UFSM - AMF

Professora Doutora, UFSM e AMF.

Márcia Cristiane Rambo, UFSM

Pedagogia, UFSM. Bolsista PROLICEN

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