A memória da abolição sul rio-grandense: aprendendo história com fontes documentais.

Autores

  • Roberto Radünz UNISC/UCS
  • Pâmela Cervelin Grassi UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.177

Palavras-chave:

Fontes. Ensino da História. Alforrias.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta didática sobre o uso de fontes documentais no ensino da história. Trata da incorporação em sala de aula das Cartas de Liberdade, datadas no final do século XIX, da Vila de Vacaria, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e outras documentações referentes à escravidão, em confrontação com as narrativas tradicionais dos livros didáticos. Partindo do pressuposto de que o uso de fontes no ensino escolar torna os indivíduos agentes da construção de conhecimento histórico, o objetivo é aproximá-los dos procedimentos utilizados pelos pesquisadores e propiciar reflexões sobre as diferentes compreensões de mundo que circulam na sociedade.

Biografia do Autor

Roberto Radünz, UNISC/UCS

Doutor em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Coordenador do Mestrado Profissional de História da UCS. E-mail: rradunz@ucs.br

Pâmela Cervelin Grassi, UCS

Bolsista BIC/UCS. Aluna do curso de História da UCS. E-mail: pamelagrassi@gmail.com

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