v. 11 n. 27 (2022): Caminhos para o estudo da disciplinarização da História na América-Latina

O dossiê temático “Caminhos para o estudo da disciplinarização da História na América-Latina” reunirá pesquisas em torno da escrita da história que levem em consideração a constituição da própria disciplina no continente em diálogo com outras partes do globo. Pode-se circunscrever redes intelectuais, recepção de livros, organização de instituições e a própria narrativa produzida pelos historiadores e pelas historiadoras. Tendo em vista que a história da disciplina de história se confunde com a história da educação, também há a possibilidade de pesquisas que interroguem sobre o ensino e como ele modificou aspectos da historiografia acadêmica. Recebemos propostas analíticas as mais diversificadas, tendo em vista que o problema enfrentado pelo dossiê se posiciona a partir de um viés multidirecional. Essa situação sinaliza que ainda somos carentes de pesquisas acerca da história disciplinar, muitas das vezes tomada em um sentido de somenos importância atualmente. Pesquisas como as aceitas por esta proposta de dossiê podem tornar mais evidente certa consciência histórica acerca do nosso próprio ofício, o que oferece condições de inovação e de atualização, abrindo espaço para que esse objeto clássico da história da historiografia seja abordado por meio de direcionamentos mais contemporâneos.