UM MUSEU E DOIS PERCURSOS (NEM TÃO) DIVERSOS
REDES DE SOCIABILIDADE NAS TRAJETÓRIAIS DE JESSY CHEREM E CARLOS HUMBERTO PEDERNEIRAS CORRÊA
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1127.14Palavras-chave:
Redes de sociabilidade, Trajetórias, Museu Histórico de Santa CatarinaResumo
O presente artigo é fruto de discussões em conjunto, gestadas a partir do encontro de duas pesquisas de doutorado que tratam das trajetórias de uma mulher e de um homem, Jessy Cherem e Carlos Humberto Pederneiras Corrêa. Esses personagens tiveram atuações de certa forma distintas, mas seguiram por trajetos profissionais que se cruzaram em um local específico: o Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC. A partir de um arcabouço diversificado de fontes e lançando mão da ideia de "redes de sociabilidade”, o artigo explora os caminhos percorridos por eles e observa que essas trajetórias individuais se inserem em redes de sociabilidades pertencentes a uma elite política atuante em Santa Catarina, ainda, que ambos participavam de projetos políticos e culturais mais abrangentes a essas redes, aqui exemplificados pelo processo de implantação do MHSC.
Referências
AGULHON, Maurice. La sociabilidad como categoría histórica. In: PEREIRA, Teresa (org.) Formas de sociabilidad en chile 1840-1940.Santiago: Fundação Mario Góngora, 1992, p.1-10.
AURAS, Gladys Mary Teive. Modernização econômica e formação do professor em Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 1998.
BOURDIEU, Pierre. What makes a social class? On the theoretical and practical existence of groups. Berkeley Journal Of Sociology, n. 32, p. 1-49, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998,
BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRUHNS, Katianne. 2010. Museu Histórico de Santa Catarina: discurso, patrimônio e poder (1970-1990). Florianópolis/SC, Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Santa Catarina.
CAMPOS, Emerson César de; et al. Florianópolis no Tempo Presente. Florianópolis: Editora da UDESC, 2010.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
CUNHA, Maria Teresa Santos; LEAL, Elisabeth Juchem Machado. Pesquisando o cotidiano de um colégio religioso feminino (Colégio Coração de Jesus – Florianópolis/ 1895-1968). Relatório de Pesquisa. INEP/ Brasília; UFSC/ Florianópolis, 1991.
DALLABRIDA, Norberto. Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n. 1, p. 167-192, 2012.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009.
FACCIO, Maria da Graça Agostinho. 1997. O Estado e a transformação do espaço urbano: a expansão do estado nas décadas de 60 e 70 e os impactos no espaço urbano de Florianópolis. Florianópolis/SC, Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Santa Catarina.
IHGSC. Boletim, Florianópolis, n.150, dez. 2010.
LAUS, Harry; BORTOLIN, Nancy Therezinha. Museu de Arte de Santa Catarina: biografia de um museu. Florianópolis: FCC, 2002.
LOHN, Reinaldo. Artífices do futuro: cultura política e a invenção do tempo presente de Florianópolis. Florianópolis: Insular, 2016.
LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
MAY, Patrícia Zumblick Santos. 1998. Redes político-empresariais de Santa Catarina (1961-1970). Florianópolis/SC, Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal de Santa Catarina.
MEIRINHO, Jali. As instituições da cultura catarinense. Florianópolis: Secretaria da Educação e Cultura, 1970.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. A História Política e o conceito de cultura política. In: X Encontro Regional da ANPUH – MG, 1996. Mariana/MG. Anais ... Uberlândia/MG: ANPUH, 1996.
REVEL, Jacques. Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
RICHTER, Fábio. 2009. Corpo e alma de Florianópolis: o patrimônio cultural na ação do governo do município - 1974 a 2008. Florianópolis/SC, Dissertação (Mestrado em História), Universidade do Estado de Santa Catarina.
Entrevistas
AMIN, Esperidião. Entrevista concedida a Karla Simone Willemann Schütz. Florianópolis, 9 de abr. 2018. Entrevista.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.