UM MUSEU E DOIS PERCURSOS (NEM TÃO) DIVERSOS

REDES DE SOCIABILIDADE NAS TRAJETÓRIAIS DE JESSY CHEREM E CARLOS HUMBERTO PEDERNEIRAS CORRÊA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1127.14

Palavras-chave:

Redes de sociabilidade, Trajetórias, Museu Histórico de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo é fruto de discussões em conjunto, gestadas a partir do encontro de duas pesquisas de doutorado que tratam das trajetórias de uma mulher e de um homem, Jessy Cherem e Carlos Humberto Pederneiras Corrêa. Esses personagens tiveram atuações de certa forma distintas, mas seguiram por trajetos profissionais que se cruzaram em um local específico: o Museu Histórico de Santa Catarina – MHSC. A partir de um arcabouço diversificado de fontes e lançando mão da ideia de "redes de sociabilidade”, o artigo explora os caminhos percorridos por eles e observa que essas trajetórias individuais se inserem em redes de sociabilidades pertencentes a uma elite política atuante em Santa Catarina, ainda, que ambos participavam de projetos políticos e culturais mais abrangentes a essas redes, aqui exemplificados pelo processo de implantação do MHSC. 

Biografia do Autor

Karla Simone Willemann Schutz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em História do Tempo Presente pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Culturas Políticas e Sociabilidades. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História (2013) e mestrado (2015) pela UDESC. Tem experiência no campo da História Oral, com ênfase em pesquisas que pensam a trajetória deste campo em Santa Catarina. Recentemente, finalizou pesquisa de doutorado acerca da trajetória intelectual do historiador catarinense Carlos Humberto Pederneiras Corrêa, com período sanduíche realizado na University of New Mexico(UNM) financiado pela CAPES.

Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC). Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Membro do grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da mesma instituição. Graduada em Geografia, com Habilitação em Licenciatura e Bacharel. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA) pela instituição Federal de Ensino (IFSC). 

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Entrevistas

AMIN, Esperidião. Entrevista concedida a Karla Simone Willemann Schütz. Florianópolis, 9 de abr. 2018. Entrevista.

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Publicado

2022-10-21