MEMÓRIA SOBRE OS OUTROS, MEMÓRIA SOBRE SI
REPRESENTAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE HISTÓRIA DA UFRN, PELO OLHAR DA “GERAÇÃO DE 1976”
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1127.07Palavras-chave:
UFRN, Memória, História Oral, História, Ensino superiorResumo
O objetivo deste artigo foi investigar de que maneira um grupo de alunos do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que também foram professores no mesmo curso, a “Geração de 1976”, construiu representações da formação recebida na graduação e da própria atuação docente. Para isto, analisei documentos administrativos e as entrevistas feitas com os docentes em 2006 e em 2018. Foi utilizada a metodologia de análise de fontes orais. Foi notável a busca dos entrevistados em produzir memórias de si a partir do contraste com a memória produzida sobre aqueles que foram seus professores (geração dos precursores), e a influência nesse processo das disputas e mudanças sociais, políticas, e nas relações entre docentes e discentes no curso, no período da redemocratização política (fim da década de 1980), e pela circunstância comemorativa da produção das fontes orais.
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