Calidoscópio


A revista Calidoscópio, com classificação Qualis A2 está indexada em importantes bases de dados/diretórios (Scopus – Elsevier e EBSCO). É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

A Calidoscópio está permanentemente aberta à submissão de artigos através do link de submissão.

Serão aceitos artigos

  • De doutores, doutorandos e mestres;
  • De graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

Para qualquer dúvida ou informação entre em contato!

 


v. 15, n. 1 (2017): janeiro/abril

Sumário

Apresentação

Apresentação PDF
Ana Maria Stahl Zilles 1-5

Artigos

A norma-padrão (e seus outros nomes) na avaliação da produção escrita PDF
Francisco Eduardo Vieira 6-17
O ensino do texto escrito segundo professores de Língua Portuguesa de escolas públicas de Niterói (RJ): a disparidade teoria-prática PDF
Jéssica do Nascimento Rodrigues, Mary Rangel 18-29
A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso PDF
Iolanda Ribeiro, Sandra Santos, Adriana Baptista, Celda Choupina, Sara Brandão, Irene Cadime, Carla Silva, Helena Azevedo, Fernanda Leopoldina Viana 30-44
O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo PDF
Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo, Thamires Nascimento Dearo 45-56
Letramento para “ler o mundo”: a construção de um conceito socialmente situado no contexto escolar PDF
Eliseu Alves da Silva 57-70
O ditado PDF
Mitsi Pinheiro de Lacerda 71-80
O registro do hífen na aquisição da escrita PDF
Cristiane Carneiro Capristano, Viviane Favaro Notari 81-93
O parecer escolar descritivo sob um olhar enunciativo PDF
Bárbara Luzia Covatti Malcorra, Vera Helena Dentee de Mello 94-105
Aprendiendo a escribir durante la enseñanza obligatoria ¿deseo o realidad? PDF (Español)
Antonio Rodríguez Fuentes, José Luis Gallego Ortega 106-125
A terminologia do futebol em Moçambique: o caso dos neologismos na aula de língua portuguesa do ensino médio PDF
Alexandre António Timbane, Ezra Alberto Chambal Nhampoca 126-140
Tecnologías para la enseñanza de lenguas extranjeras: una contribución para lograr los retos educativos de Brasil PDF (Español)
María Matesanz del Barrio, Viviane Ferreira Martins 141-154
Uso y adquisición de pronombres personales átonos en lusohablantes y angloparlantes, aprendientes de ELE PDF (Español)
Karina Cerda-Oñate, Gloria Toledo Vega, Natalia Möller 155-169
A construção do diálogo em sala de aula de língua inglesa: uma análise enunciativo-discursiva das interlocuções PDF
Renata H. P. Pucci, Maria Nazaré da Cruz 170-179
Aprender lengua con el traductor automático en la escuela secundaria: un diálogo necesario PDF (Español)
Boris Vazquez-Calvo, Daniel Cassany 180-189
Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos PDF
André Firpo Beviláqua, Vilson José Leffa, Alan Ricardo Costa, Vanessa Ribas Fialho 190-200
Let’s be for real? A reconfiguração de atividades pedagógicas liderada por alunos na sala de aula de inglês como língua adicional PDF
Laura Knijnik Baumvol, Pedro de Moraes Garcez 201-216


ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank