Do normativo à pluralidade: percepções de professores sobre o ensino de inglês como língua franca no contexto do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.03

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca, Novo Ensino Médio, Percepção Docente

Resumo

Diante do cenário globalizado e da crescente utilização da língua inglesa (LI) por falantes de todo o mundo, a LI vem se consolidando como uma língua franca (LF). Essa dinâmica desafia concepções tradicionais de pertencimento linguístico e desloca a centralidade das variedades nativas, favorecendo uma abordagem voltada à inteligibilidade e à interação em contextos diversos, especialmente nas práticas sociais mediadas pelas tecnologias digitais. Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado defendida em 2025, cujo objetivo específico, neste momento é analisar percepções de professores de língua inglesa sobre o ensino de LI na perspectiva de LF no contexto das escolas piloto do Novo Ensino Médio, localizadas na rede estadual de Jaraguá do Sul/SC. O estudo, de natureza qualitativa, interpretativa e exploratória, utiliza entrevistas semiestruturadas, e grupo de interlocução como instrumentos de geração de dados. Os resultados indicam que, embora o termo inglês como língua franca (ILF) seja reconhecido por parte dos professores, a compreensão de seu significado e implicações pedagógicas ainda é incipiente, revelando uma lacuna na formação docente. Aponta-se, assim, a necessidade de ampliar o debate e a formação sobre ILF no âmbito da educação pública, visando uma prática pedagógica mais condizente com os contextos comunicativos contemporâneos.

Biografia do Autor

Gilmara Hanemann Gorges, Rede estadual de ensino de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membra do Grupo de Pesquisa Plurilinguismo na Educação (GPPluri). Professora de língua inglesa na rede estadual de ensino em Jaraguá do Sul/SC. 

Cyntia Bailer, FURB

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Líder do GPPluri. 

Downloads

Publicado

2025-12-20

Como Citar

Gorges, G. H., & Bailer, C. (2025). Do normativo à pluralidade: percepções de professores sobre o ensino de inglês como língua franca no contexto do Novo Ensino Médio. Calidoscópio, 23, 1–17. https://doi.org/10.4013/cld.2025.216.03