Calidoscópio


A revista Calidoscópio, com classificação Qualis A2 está indexada em importantes bases de dados/diretórios (Scopus – Elsevier e EBSCO). É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

A Calidoscópio está permanentemente aberta à submissão de artigos através do link de submissão.

Serão aceitos artigos

  • De doutores, doutorandos e mestres;
  • De graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

Para qualquer dúvida ou informação entre em contato!

 


v. 16, n. 1 (2018): Janeiro/Abril

Sumário

Apresentação

O ensino de leitura a crianças pequenas e o ensino de línguas em variados contextos PDF
Ana Maria Stahl Zilles 1-3

Artigos

Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar PDF
Inês Patrícia Rodrigues Ferraz, Fernanda Leopoldina Parente Viana, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho 4-15
Letramento e alfabetização e o cotidiano: vozes dispersas, caminhos alternativos PDF
Leda Verdiani Tfouni, Anderson de Carvalho Pereira, Filomena Elaine Paiva Assolini 16-24
Diversidade e densidade lexical em textos escritos por alunos recém-alfabetizados: um estudo descritivo de produções individuais e em díades PDF
Elian da Silva Santos, Eduardo Calil, Luísa Álvares Pereira, Rosa Lídia Coimbra 25-32
Perguntas de leitura e o princípio temático em crônica: proposta de ordenação e sequenciação PDF
Ângela Francine Fuza, Renilson José Menegassi 33-47
A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental PDF
Diego da Silva Vargas 48-65
Empregos do pretérito imperfeito e ensino de português brasileiro como língua estrangeira PDF
Claudia Muriel Justiniano da Cruz, Orlene Lúcia de Saboia Carvalho 66-74
Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira PDF
André Luiz Ming Garcia 75-86
Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras PDF
Jéssica Puhl, Elaine Ferreira do Vale Borges, Rúbia Carla da Silva 87-102
Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular PDF
Érika Amâncio Caetano, Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto 103-113
Explorando as diferenças de conhecimento de vocabulário de inglês como segunda língua em alunos de graduação de uma região semiurbana PDF (English)
Doddapaneni Anil Kumar, Senkamalam Periyasamy Dhanavel 114-121
Compreensão leitora em inglês no ENEM: desvelando processos de inferência PDF (English)
Bruno de Azevedo, Daniel Reschke Pires, Lêda Maria Braga Tomitch 122-132
Praticantes de língua inglesa e os processos de ensinoaprendizagem PDF
Luciana de Jesus Lessa Censi, Rosane Meire Vieira de Jesus 133-142
Translinguagem como recurso pedagógico: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem em uma escola bilíngue PDF
Maria Inêz Probst Lucena, Angela Cristina Cardoso 143-151
A invenção do monolinguismo no Brasil: por uma orientação translíngue em aulas de “línguas” PDF
Diogo Oliveira do Espírito Santo, Kelly Barros 152-162
Representaciones de adolescentes en la frontera uruguayo-brasileña: el inglés, el español y el portugués en escena PDF (Español)
Sara dos Santos Mota, Valesca Brasil Irala 163-171

Entrevista

Uso de L1 e L2 em sala de aula: um diálogo de múltiplas perspectivas PDF (English)
Cátia de Azevedo Fronza, Lodenir Becker Karnopp, Marjon Tammenga-Helmantel 172-175


ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues

 

SCImago Journal & Country Rank