Calidoscópio


A revista Calidoscópio, com classificação Qualis A2 está indexada em importantes bases de dados/diretórios (Scopus – Elsevier e EBSCO). É uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sob o título Calidoscópio, coloca-se a concepção de Linguística Aplicada como área de conhecimento articuladora de múltiplos domínios de saber. Apresenta-se sob a perspectiva de que é possível, a partir de diferentes prismas teóricos, produzir, à semelhança de um calidoscópio, novas leituras e diferentes propostas, resultantes de diversas combinações.

A Calidoscópio está permanentemente aberta à submissão de artigos através do link de submissão.

Serão aceitos artigos

  • De doutores, doutorandos e mestres;
  • De graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores.

Para qualquer dúvida ou informação entre em contato!

 


v. 14, n. 1 (2016): Janeiro/Abril

Sumário

Apresentação

Diálogos entre Linguística Aplicada, Educação, Políticas Linguísticas e Estudos Literários PDF
Ana Maria Stahl Zilles 1-5

Artigos

A importância da observação de aulas na Educação Infantil PDF
Josiete Cristina Schneider Queroz, Lidia Stutz 6-19
Segmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbação de leitura e escrita PDF
Liliana Gomes, Rui Ramos, Rosa Lídia Coimbra 20-34
O professor de Língua Portuguesa em processo de formação continuada: conjugando reflexão e ação PDF
Ana Maria de Mattos Guimaraes 35-45
Las secuencias didácticas de lengua: una encrucijada entre teoría y metodología PDF (Español)
Inés Maria García-Azkoaga, Ibon Manterola 46-58
Copiar-colar e remix: o que a escola tem a ver com isso? PDF
Petrilson Alan Pinheiro, Rosane de Paiva Felício 59-69
Trajetórias de aprendizagem de LE sob a perspectiva da complexidade PDF
Walkyria Magno e Silva, Larissa Dantas Rodrigues Borges, Sádie Saady Morhy, Jhonatan Allan de Andrade Rabelo 70-78
A construção identitária do professor coordenador de inglês: negociação e apresentação social na interação PDF
Célia Elisa Alves de Magalhães, Adriana Nogueira Accioly Nobrega 79-91
Criando práticas discursivas mais simétricas em cursos de formação de professores: o caso do {coensino|diálogo cogerativo} PDF (English)
Michele Salles El Kadri 92-101
Variación y variedad de diminutivos y pronombres. Aspectos de interés para la enseñanza de español a lusohablantes PDF (Español)
Cecilia Criado de Diego, María Antonieta Andión-Herrero 102-114
Políticas linguísticas e suas consequências não planejadas: o programa “Inglês Sem Fronteiras” e suas repercussões nos cursos de Letras PDF
Telma Gimenez, Taisa Pinetti Passoni 115-126
Reflexões sobre os 40 anos de estudos italianos: por uma educação linguística democrática PDF
Marizete Bortolanza Spessatto 127-133
Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental PDF
Vera Lúcia Lopes Cristovão, Vinícius Neves de Cabral 134-144
Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações PDF
Orison Marden Bandeira de Melo Junior 145-158
O mundo plural: a educação como dissonância e tradução PDF
Paulo Castro Seixas 159-165

Tradução

André Chervel e os estudos sobre o ensino de língua PDF
Suzete de Paula Bornatto 166-168
Das disciplinas à cultura escolar: o caso do ensino de ortografia na escola primária PDF
André Chervel 169-175

Entrevista

Caminhos em Linguística Aplicada: uma conversa com Nina Spada PDF (English)
Marília dos Santos Lima, Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos, Nina Spada 176-179


ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues