A moral cristã como causa do ressentimento: equívoco de Nietzsche segundo Scheler
Palabras clave:
Scheler, Nietzsche, Ressentimento, Moral cristã, Equívoco.Resumen
O texto tem por objeto o estudo e a análise do ressentimento segundo os filósofos Nietzsche e Scheler, procurando mostrar as divergências entre ambos e a crítica que Scheler faz à visão de Nietzsche sobre o ressentimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em textos primários como A genealogia da moral, de Nietzsche, Da reviravolta dos valores, de Scheler, além de textos secundários. Fica evidente que ambos têm entre seus problemas de análise e crítica o ressentimento como objeto e que há aspectos de concordância em relação a esse conceito. Todavia, a base de análise dos filósofos se diverge. Scheler aponta o erro de Nietzsche em considerar a causa do ressentimento como sendo a moral judaico-cristã. Considera um equívoco de Nietzsche o fato de ele tomar o conceito de amor do cristianismo como sendo igual à concepção dos gregos antigos e em considerar o ressentimento fruto da formação de valores do cristianismo. Há entre os dois uma diferença básica sobre o que são valores, para Scheler são objetivos, enquanto para Nietzsche são subjetivos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Controvérsia o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo, ainda, que meu artigo não está sendo submetido para outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Controvérsia acima explicitadas.