A moral cristã como causa do ressentimento: equívoco de Nietzsche segundo Scheler
Keywords:
Scheler, Nietzsche, Ressentimento, Moral cristã, Equívoco.Abstract
O texto tem por objeto o estudo e a análise do ressentimento segundo os filósofos Nietzsche e Scheler, procurando mostrar as divergências entre ambos e a crítica que Scheler faz à visão de Nietzsche sobre o ressentimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em textos primários como A genealogia da moral, de Nietzsche, Da reviravolta dos valores, de Scheler, além de textos secundários. Fica evidente que ambos têm entre seus problemas de análise e crítica o ressentimento como objeto e que há aspectos de concordância em relação a esse conceito. Todavia, a base de análise dos filósofos se diverge. Scheler aponta o erro de Nietzsche em considerar a causa do ressentimento como sendo a moral judaico-cristã. Considera um equívoco de Nietzsche o fato de ele tomar o conceito de amor do cristianismo como sendo igual à concepção dos gregos antigos e em considerar o ressentimento fruto da formação de valores do cristianismo. Há entre os dois uma diferença básica sobre o que são valores, para Scheler são objetivos, enquanto para Nietzsche são subjetivos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Controvérsia the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.