Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A revista Controvérsia está permanentemente aberta a submissões (fluxo contínuo). São aceitos para a publicação somente trabalhos inéditos e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

Textos podem ser redigidos em português, inglês, alemão, francês ou espanhol.

Serão aceitos artigos, resenhas críticas, notas relativas a eventos e também reedições de trabalhos relevantes que se caracterizem como fundamentais à área, desde que haja autorização expressa do editor da publicação original.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente em formato .doc, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A identificação de autoria do trabalho não deve constar no arquivo, garantindo desta forma o critério de avaliação cega pelos pares.

Um autor pode submeter vários artigos. Sendo eles aceitos, será observado o intervalo de 1 ano entre a publicação de um e outro, e assim sucessivamente. 

O processo de publicação consiste em uma aprovação prévia pela Comissão Editorial da revista, após a qual o trabalho é submetido à avaliação do tipo peer review, feita por no mínimo dois pareceristas externos.

 

Avaliação duplo-cega:

Para agilizar o processo de submissão e para garantir a avaliação duplo-cega, faz-se necessária a remoção de possíveis dados de autoria contidos no arquivo que será submetido. Além da remoção de quaisquer identificações presentes no corpo do texto, deve-se seguir os seguintes passos:

No Word, clique na aba “Arquivo”.

Em seguida, clique em “Informações”.

Depois em “Inspecionar documento”, a fim de verificar se há informações de autoria ocultas no arquivo.

Após a inspeção, verifique se há propriedades do documento ou informações pessoais que identifiquem o(a) autor(a) e clique em “Remover tudo”.

Por fim, reinspecione o arquivo. Ao concluir esta etapa, não haverá mais dados ocultos de identificação.

Salve para finalizar com segurança.

 

Processo de aceite:

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

Recomendação dos pareceristas; Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es); Aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

Aceitar / Correções obrigatórias / Submeter novamente para avaliação / Enviar para outra revista / Rejeitar / Ver comentários

 

Importante:

A Controvérsia não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

Recomendações:

 

Extensão: O texto deverá ter entre 10 a 22 páginas (incluídas referências bibliográficas e notas), com espaçamento de 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12.

 

Partes componentes do trabalho:

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

 

  1. Título do texto

Título no idioma do artigo e em inglês. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português. Com, no máximo, 240 caracteres com espaço.

Título em português: negrito e caixa baixa

Em inglês: caixa baixa, sem negrito

Título em segunda língua imediatamente abaixo da primeira, sem espaço de uma linha em branco;

Espaçamento de 1,5 entre o título em português e inglês

Alinhamento: Justificado, mas sem recuo de parágrafo;

Deixar uma linha em branco entre o título e o resumo.

 

  1. Resumo e abstract

Resumo no idioma do artigo e em inglês, em um único parágrafo, com 100 a 250 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas, também, por ponto; iniciá-las em caixa alta.

Espaçamento simples no corpo do texto do resumo em ambas as línguas. Entre o texto do resumo e ‘Palavras-chave’, espaçamento simples e uma linha em branco; fazer o mesmo no Abstract. O resumo começa sem recuo de parágrafo. Tamanho da fonte: 11.

A palavra “resumo” deve estar em negrito, em caixa-baixa com apenas a primeira letra em maiúsculo, separada por uma linha em branco do texto do resumo. Espaço de duas linhas em branco, também simples, entre as ‘palavras-chave’ do primeiro resumo e a palavra ‘resumo’ do segundo.

Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.

O resumo deve mencionar o tema/objeto, teses, objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho.

Entre as palavras-chave do segundo resumo e a primeira seção do artigo, deixar o espaço de duas linhas em branco, com o espaçamento simples entre linhas.

 

  1. Texto

Texto completo do artigo: formatado em Times New Roman, 12 pt, espaçamento 1,5; recomenda-se o recuo de parágrafo do texto para 1,25 ou 1,5. Margem superior e esquerda: 3cm, inferior e direita: 2cm. Não utilizar espaço depois de parágrafo.

Para as divisões das seções: alinhadas à esquerda, sem recuo de página; numeradas; não colocar ponto final depois do número e do subtítulo; em negrito, caixa baixa, sem espaço de linha em branco entre ele e o texto subsequente; mas um espaço de linha em branco entre ele e o texto anterior.

 

  1. Referências

As referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples. Deixar uma linha em branco entre cada referência.

6 espaçamentos com underline (______), em caso de repetição do nome do autor.

Designar como “Referências” (à esquerda e sem recuo, caixa baixa, em negrito, sem dois pontos no final)

 

  1. Citações

Citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

Citações com mais de três linhas deverão ser apresentadas em parágrafo isolado, sem aspas, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 10 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

A citação longa deverá estar separada do resto do texto, precedidas e antecedidas por um espaço de 1,5 entrelinhas.

Nas citações longas, colocar ponto final imediatamente no fim do texto citado, mantendo igualmente o ponto final depois dos parênteses de referência.

 

Referências das citações

As referências das citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas (sistema autor-data):

Um autor: (HONNETH, 2015);

Dois autores: (RUDA; HERZOG, 2011);

Três ou mais autores: (AMARAL et al., 1966);

Trabalhos com o(s) mesmo autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Ex: (AMARAL, 2008a) (AMARAL, 2008b);

 

  1. Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas de forma parcimoniosa. Somente são permitidas notas de rodapé explicativas e não são permitidas notas que contenham apenas referências. Estas deverão estar listadas, ao final do texto, no item 'Referências'.

Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem

Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in;

 

  1. Palavras estrangeiras

Palavras estrangeiras devem estar em itálico.

 

  1. Referências bibliográficas

As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

Destaques (título de livro, título de periódico, etc.) podem ser feitos em itálico.

Exemplos (mais em regras e exemplos em ABNT/Material para elaboração de trabalhos acadêmicos UNISINOS 2019):

 

Livros

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es) (pessoa, entidade). Título. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação.

Exemplo:

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princípios fundamentais norteadores do direito de família. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

 

E-books com acesso online

LUZ, Valdemar P. da. Manual de direito da família. Barueri: Manole, 2009. E-book. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=h4-CWbUqfhsC&printsec= frontcover&dq=direito+de+familia&hl=pt-BR&sa=X&ei=1UZIU_O3LvC02AWWiYC gDw&ved=0CDkQ6AEwAA#v=onepage&q=direito%20de%20familia&f=false. Acesso em: 11 dez. 2018.

 

Artigos

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es).Título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver). Título do periódico: subtítulo (se houver), Local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, informações de períodos. Data de publicação.

Exemplo:

FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 6, n. 1, p. 21-32, 2004.

 

Capítulos de livros

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome(s) dos responsáveis (org., coord., ed., colab., comp. ou rev.). Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação. Página inicial e final do capítulo.

 

Exemplo:

ALVARENGA, Lídia. Organização da informação nas bibliotecas digitais. In: NAVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (org.). Organização da informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006. p. 76-98.

 

Dissertações e Teses

SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título da tese. Ano. Dissertação/Tese (mestrado em.../ doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação em…, Universidade..., Local, Ano.

Exemplo:

KRAUSPENHAR, Patrícia Maria. Análise de palinofácies no cretáceo superior da bacia de Santos, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia) – Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo, 2008.

 

Observações:

Quando o nome de um autor se repetir, o substituir por 6 underlines.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.