Trajetórias de aprendizagem de LE sob a perspectiva da complexidade
Resumo
Este artigo relata trajetórias de aprendizagem de graduandos de Letras inglês, participantes do projeto de aconselhamento linguageiro da Universidade Federal do Pará, compreendidas à luz do paradigma da complexidade. O aconselhamento é uma forma de apoio à aprendizagem e consiste em encontros entre o conselheiro e aluno, geralmente de forma individual. O conselheiro trabalha junto ao aluno como um facilitador, mentor, assessor, ajudante, agente de apoio e consultor. A análise de dados é feita com base no paradigma da complexidade, segundo o qual os fenômenos observados levam em conta a instabilidade e a não-linearidade dos sistemas complexos. O uso desse paradigma na aprendizagem de línguas permite a compreensão de alguns fenômenos antes dificilmente explicados por investigações tradicionais. Os dados gerados pelas narrativas possibilitaram o estudo das principais características dos sistemas complexos e a percepção da influência que certos acontecimentos podem exercer na trajetória desses alunos ao longo das sessões de aconselhamento. A análise trouxe à tona a complexidade e imprevisibilidade de cada história, mostrando a grande quantidade de fatores que influenciam a trajetória de aprendizagem desses participantes e o quão interconectados esses fatores estão.
Palavras-chave: aprendizagem de línguas, paradigma da complexidade, sistemas adaptativos complexos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.