Autorizações para a circulação feminina na Revista Careta: educação para a vida urbana
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.750Resumen
Esta é uma análise de perspectiva histórica dos discursos sobre educação das mulheres na revista Careta (1908-1960), periódico da grande imprensa editado no Rio de Janeiro, que fazia circular, dentre os seus enunciados – textos, fotografias, charges – discursos para uma adequação das mulheres ao contexto urbano, de critérios civilizatórios e burgueses. O recorte temporal (1914-1918) faz referência às situações políticas do governo de Wencesláo Braz e da Primeira Guerra Mundial: o critério é o silêncio feminino na negação da participação das mulheres nestas instituições. Constata-se que, estabelecidas relações de poder e força entre gêneros, as determinações de enquadramento para as mulheres eram, por vezes, violentas na medida em que se promovia uma considerável discrepância nessas relações, na distinção social naturalizada para as mulheres, que as relegava à sombra do mundo masculino. Considerados os jogos de força que se estabeleciam nessas relações, leva-se em conta o poder em ação nos corpos, o que ocasionava, por vezes, a resistência como tentativa de enfrentamento das mulheres em situar unicamente no lugar privado que lhes havia sido dado.
Palavras-chave: História da educação feminina. Revista Careta. Educação para a vida urbana.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)