Livros escolares e provas de “Portuguez”: formação civilizadora na instrução pública do Pará (1898-1912)

Autores/as

  • Mayco Bruno Cruz Costa SEDUC
  • Geraldo Magella de Menezes Neto FIBRA (Faculdade Integrada Brasil Amazônia), SEMEC - Belém

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.722

Resumen

O presente artigo analisa alguns conteúdos ensinados nas escolas públicas do Pará que pretendiam consolidar os ideais e valores republicanos para a sociedade na virada do século XIX para o século XX, por meio da educação moral e cívica, presente como disciplina ou nos estudos de “portuguez”. Assim, se pretenderia criar cidadãos úteis à pátria, por meio do discurso do amor à pátria, a instrução para a moral e para o trabalho. Tal debate é permeado pela análise de livros escolares e provas escritas do período.

Biografía del autor/a

Mayco Bruno Cruz Costa, SEDUC

Bacharel e Licenciado em História pela UFPA, especialista em "Amazônia: História, espaço e cultura"pela FIBRA, professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC)

Geraldo Magella de Menezes Neto, FIBRA (Faculdade Integrada Brasil Amazônia), SEMEC - Belém

Mestre em História Social da Amazônia pela UFPA. Professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém- Pará (SEMEC)

Publicado

2016-08-24