A reforma educacional paraguaia de 1994 e a ingerência externa

Autores/as

  • Patricia Simone Roesler Unioeste
  • Paulino José Orso Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v5i15.688

Resumen

Este artigo trata da reforma educacional paraguaia ocorrida em 1994, uma das últimas alterações significativas do setor do país, que resultou na Lei Geral da Educação 1264/98, que regula os princípios, os meios e os fins da educação desde então. Conhecê-la pressupõe analisar a sociedade e, em decorrência disso, verificar as motivações que levaram ao procedimento reformador, uma vez que, as reformas sempre ocorrem em resposta a uma necessidade social. Neste sentido, objetivamos trazer à tona a reforma de 1994 e a problemática envolvida, além de analisar as interferências externas e a participação de intelectuais da Universidade de Harvard que comprometeram a soberania, a independência e a autonomia em relação aos procedimentos reformistas.

Biografía del autor/a

Patricia Simone Roesler, Unioeste

Patricia Simone Roesler, mestre em educação, estudante, vinculada à Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Mora em Marechal Cândido Rondon, Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR. Email: patriciaroesler@hormail.com, Endereço: Rua Olindo Artman, número 60, fone: (45) 99839142.

Paulino José Orso, Unioeste

Paulino José Orso, doutor em educação, professor associado do colegiado de pedagogia e do PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Mora em Cascavel, Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR. Email: paulinorso@uol.com.br, Endereço: Rua Londrina 713, fone: (45) 91467349.

Publicado

2016-08-24