A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.270Palabras clave:
Educação. Trabalho. História.Resumen
Em 2004, o Decreto nº 5154 instituiu, no Brasil, a modalidade de Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica, pretendendo corrigir as distorções produzidas entre a LDBEN nº 9394/96 e o Decreto nº 2208/97, através de orientação para a organização curricular única e integrada. Como decorrência daquele decreto, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), da UFSM, voltou a oferecer cursos técnicos nessa modalidade. A partir destes dados pretende-se discutir sobre a adequação ou não dos conteúdos de história para as propostas curriculares dos cursos integrados ofertados pelo CTISM, desde 2007. Considerar-se-á que Ensino Integrado difere de Educação Integral (politécnica) porque essa última exige mais do que a simples justaposição de conteúdos. A omnilateralidade (por oposição à unilateralidade da formação decorrente da divisão do trabalho) pressupõe a formação integral do aluno a partir de princípios científicos, estéticos e morais consistentes. A Educação Integral tem a pretensão de suprimir a dualidade, existente historicamente, entre a educação profissional e a formação dita geral. Nesse sentido, o estudo dos conhecimentos técnicos, social e historicamente produzidos pela humanidade, bem como de sua utilização como propriedade privada, se apresenta como uma estratégia curricular relevante para que se possa realizar uma aproximação factível à Educação Integral.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)