Ensinando História através das vivências do aprendiz: uma experiência possível.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.269Palabras clave:
Ensino de História. Pertencimento. Vivências. Aprendiz.Resumen
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de aula realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com o intuito de estimular a consciência histórica no educando bem como desenvolver no mesmo a noção de pertencimento relacionado à introdução do conteúdo referente à importância da disciplina de História. Fundamenta-se no diálogo entre diferentes autores que defendem o ensino de História voltado para a valorização e estudo das realidades dos alunos a fim de ajudá-los a sentirem-se participantes da História, tornando significativa sua aprendizagem. O primeiro objetivo foi aprofundar a discussão teórica sobre a relevância de resgatar a história do aluno e de como isto pode ser realizado, buscando a relação desta com a prática realizada na sala de aula. O segundo objetivo foi fazer um diagnóstico da realidade a fim de trazer à tona o ambiente escolar no qual se desenvolveu a atividade e caracterizar a turma com a qual trabalhamos. O terceiro objetivo foi demonstrar os resultados das atividades dos alunos e a verificação da forma como ocorreu a aprendizagem através dos relatos dos próprios aprendizes.Descargas
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Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
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