Possibilidades de ensino de história sobre a ditadura civil-militar: o documentário “cidadão boilesen” e a cumplicidade financeira dos empresários na repressão política brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.267Palabras clave:
Ensino de História. Ditadura Civil-Militar. Cumplicidade financeira. Repressão PolíticaResumen
Este artigo trata de possibilidades do ensino de História, focado na cumplicidade financeira de empresas durante a Ditadura Civil-Militar, por meio da utilização do documentário “Cidadão Boilesen” (2009), do diretor Chaim Litewski. Adota-se a premissa de que as empresas são responsáveis pelos atos que, omissiva, ou comissivamente, praticaram na consecução ou apoio a atos de violação aos direitos humanos, na repressão política. Dividido em dois eixos, este trabalho, preliminarmente, volta-se para os testemunhos históricos, trazidos no documentário, visando delimitar a representação histórica de um “homem de negócios”, engajado no projeto repressivo de 1964. Posteriormente, dedica-se aos nexos do documentário e da história da repressão política, no Brasil, apontando elementos capazes de propiciar o ensino de história, bem como indica medidas e possibilidades de Justiça Transicional frente ao papel dos atores econômicos na prática sistemática de violações de direitos humanos.Descargas
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