O processo de independência brasileiro em livros didáticos tradicionais: instrumento à nação

Autores/as

  • André Átila Fertig UFSM
  • Neandro Thesing UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.227

Palabras clave:

Historiografia tradicional. Livros didáticos. Nacionalismo.

Resumen

O presente artigo pretende realizar uma análise de como livros didáticos tradicionais abordam a história do Brasil monárquico, em especial, as representações sobre o processo de Independência e descolonização. Utilizou-se como fontes um conjunto de manuais escolares editados entre os anos de 1940 e 1967, avaliando os aspectos vinculados à historiografia tradicional que se fazem presentes, bem como as explicações implícitas e os sentidos dados aos eventos históricos. Considerando-se os tons nacionalistas apresentados pela escrita dos autores, concluiu-se que os livros didáticos eram utilizados como instrumentos para a formação de uma consciência patriótica nos alunos.

Biografía del autor/a

André Átila Fertig, UFSM

Doutor em História. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Neandro Thesing, UFSM

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).