Educação patrimonial: um horizonte a ser desvendado

Autores/as

  • Janaina Souza Teixeira UNIFRA
  • Antônia Dias da Costa Teixeira UNIFRA
  • Marjana Feltrin Chaves UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.218

Palabras clave:

Patrimônio, Aluno, Comunidade.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a Educação Patrimonial nas escolas, mostrando que existem formas de tornar a disciplina de História mais próxima da realidade do aluno quando lhe é dada a possibilidade de estudar sua própria comunidade, sua escola, ou até mesmo sua família. Com a oportunidade que o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) proporciona, é possível implantar nas escolas diversos projetos que consigam abranger o estudo do patrimônio aliado à vida do próprio aluno, o que fomenta não somente um interesse maior pela disciplina, como um conhecimento histórico da comunidade onde ele está inserido.

Biografía del autor/a

Janaina Souza Teixeira, UNIFRA

Professora Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria (RS).

Antônia Dias da Costa Teixeira, UNIFRA

Bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) – SUBPROJETO HISTÓRIA – Curso de História – Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria (RS).

Marjana Feltrin Chaves, UNIFRA

Bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) – SUBPROJETO HISTÓRIA – Curso de História – Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria (RS).