Rheingantz: no passado símbolo de progresso, hoje esquecimento – um projeto pautado na educação histórica.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.212Palabras clave:
Livro didático. Rheingantz. Educação histórica.Resumen
O presente artigo é um estudo sobre o Projeto Rheingantz: no passado símbolo de progresso hoje esquecimento, o referido trabalho foi realizado no Colégio Liceu Salesiano Leão XIII, escola que faz parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE), na cidade do Rio Grande – RS, com os educandos do 2° Ano do Ensino Médio, no ano de 2009. Quando trabalhamos com a disciplina de História percebemos a importância de proporcionar novas situações de aprendizagem, possibilitando aos educandos compreender o mundo em que eles vivem e reconhecerem-se nele como sujeitos, com suas múltiplas identidades, como parte de um grupo social e integrantes de uma cultura. A Fábrica Rheingantz, fundada em 1873, na cidade do Rio Grande, foi pioneira na industrialização no Brasil. Seu complexo industrial foi de suma importância na economia local e que ainda mantém parte da sua estrutura edificada. Devido a grandeza histórica que essa Fábrica representou no passado e na sua respectiva memória viva de uma grande parte dos habitantes locais, apoiando-se no estudo sobre a Educação Histórica foi possível diversificar o ensino-aprendizagem dos educandos, tornando real e significativo os conteúdos ministrados pela autora e educadora sobre a referida Fábrica e sua Vila OperáriaDescargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)