Rheingantz: no passado símbolo de progresso, hoje esquecimento – um projeto pautado na educação histórica.

Autores/as

  • Luciana Gerundo Hornes Furg

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.212

Palabras clave:

Livro didático. Rheingantz. Educação histórica.

Resumen

O presente artigo é um estudo sobre o Projeto Rheingantz: no passado símbolo de progresso hoje esquecimento, o referido trabalho foi realizado no Colégio Liceu Salesiano Leão XIII, escola que faz parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE), na cidade do Rio Grande – RS, com os educandos do 2° Ano do Ensino Médio, no ano de 2009. Quando trabalhamos com a disciplina de História percebemos a importância de proporcionar novas situações de aprendizagem, possibilitando aos educandos compreender o mundo em que eles vivem e reconhecerem-se nele como sujeitos, com suas múltiplas identidades, como parte de um grupo social e integrantes de uma cultura. A Fábrica Rheingantz, fundada em 1873, na cidade do Rio Grande, foi pioneira na industrialização no Brasil. Seu complexo industrial foi de suma importância na economia local e que ainda mantém parte da sua estrutura edificada. Devido a grandeza histórica que essa Fábrica representou no passado e na sua respectiva memória viva de uma grande parte dos habitantes locais, apoiando-se no estudo sobre a Educação Histórica foi possível diversificar o ensino-aprendizagem dos educandos, tornando real e significativo os conteúdos ministrados pela autora e educadora sobre a referida Fábrica e sua Vila Operária

Biografía del autor/a

Luciana Gerundo Hornes, Furg

Mestranda do Programa de Pós-graduação de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG