Por uma história moldada na argila: O uso de oficina de cerâmica para conhecer diferentes culturas.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.211Palabras clave:
Cerâmica. Educação. Cultura. Pibid História.Resumen
Os objetos cerâmicos tiveram um papel importante em diversas culturas e civilizações, onde desempenharam funções diversas, como também favoreceram a complexidade destas sociedades. Compreender a fabricação destes objetos cerâmicos nos permite a aproximação destas culturas e entende-las a partir da perspectiva do conhecimento dos povos ceramistas, que desenvolveram técnicas de fabricação e decoração, que as identificam e as diferenciam culturalmente e historicamente. Com as oficinas de cerâmica busca-se construir o conhecimento através da manipulação, experimentação e criação de objetos de argila, que permitem entender a história destas culturas, de uma forma mais dinâmica e atrativa. Com este intuito os integrantes do projeto PIBID (Programa institucional de bolsa de iniciação a docência) /2011, subprojeto História da UFSM, realizou oficinas de cerâmica em três abordagens diferentes, onde a primeira diferenciou bárbaros e civilizados na antiguidade, a segunda abordou a cultura guarani e a terceira apresentou outras possíveis abordagens de trabalho com a cerâmica. Com as oficinas buscamos novas metodologias na área de ensino de história e este artigo é o relato destas experiências pedagógicas.Descargas
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Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
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