Temores do Amanhã: problematizando a memória em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.209Palabras clave:
Ensino de História. Evento Modernista. Memória.Resumen
Hayden White diz que alguns eventos atingiram um grau tão grande de perplexidade por parte de quem os presenciou que a memória coletiva que formou-se em torno destes é muito delicada de se tratar. Estes eventos modernistas deixaram cicatrizes na humanidade, lançando uma sombra de medo sobre o futuro das sociedades como as conhecemos. Esse temor é representado de maneiras diferentes na mídia, criando vários universos, em sua maioria distópicos que representam sociedades em um cenário pós-apocalíptico. Tais eventos podem e devem ser problematizados em sala de aula, numa tentativa de analisa-los, para que se reflita os caminhos históricos que levaram a eles e as consequências e traumas deixados. Este trabalho discute uma atividade que busca problematizar o conceito de Memória junto aos alunos. Através de uma oficina chamada “Temores do amanhã”, desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID II – Humanidades/UFPel), buscou-se através do desenho animado Gen - Pés Descalços (1983) e o primeiro episódio da animação Liga da Justiça (2001) discutir os elementos que constituem esta memória e o temor de que tais acontecimentos se repitam, problematizando aquilo que foi colocado pelos autores e também aquilo que se tornou parte do Esquecimento (RICOEUR, 2010).Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)