A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.189Palabras clave:
Licenciatura. Ensino de História. Políticas públicas.Resumen
No cenário de intensos debates acerca do lugar da formação docente e do papel do professor na educação das crianças e jovens, as Instituições de Ensino Superior têm sido constantemente instadas a redimensionar princípios, concepções e práticas de formação. Para dar conta das novas demandas geradas neste contexto escolar e social marcado pela diversidade e pela inclusão, os cursos de licenciatura vêm operando reformulações que alteram significativamente suas estruturas curriculares. O presente estudo analisa um conjunto de políticas educacionais públicas voltadas para o campo da formação de professores no Brasil, buscando identificar que mudanças são requisitadas por esta legislação educacional e como essas mudanças se concretizam nas propostas curriculares e projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em História, ao final da década de 2000. Trabalhou-se com uma amostra consubstanciada em trinta licenciaturas igualmente distribuídas nas cinco regiões do país. Os resultados apontam que as definições do marco legal se incorporam muito timidamente nas licenciaturas em História, as quais operam predominantemente com referenciais originários do seu próprio campo científico, perpetuando práticas de dissociação entre os conhecimentos ditos específicos e pedagógicos.
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