Revolução Farroupilha: Representações e Livros Didáticos: algumas considerações.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.179Palabras clave:
Ensino de História. Livro Didático. Era Vargas.Resumen
Neste trabalho tem-se como objetivo analisar as representações da Revolução Farroupilha nos livros didáticos nas décadas de 1930 e 1940. Os manuais didáticos estudados são dos autores: Rocha Pombo, Hélio Vianna e Armando Souto Maior. Percebe-se que nas primeiras décadas do século XX era usual no ensino e nos livros escolares o modelo biográfico, em que valores morais e cívicos eram transmitidos por meio de personagens que representou uma característica da história ensinada. Assim, a abordagem do tema visa analisar se existiram relações entre a política nacionalista de Vargas e as políticas públicas educacionais adotadas, principalmente o ensino e o uso do livro de história. A apresentação do movimento deu ênfase especial à “brasilidade” dos gaúchos, á unidade territorial e cultural do Rio Grande ao resto do Brasil, buscando também neutralizar possíveis influências dos países platinos. Em fim, percebe-se que o ensino e o livro de história, no período estudado, respondeu a uma intenção e necessidade do governo central de mostrar-se como um poder forte, centralizado e unificado, e os heróis nacionais como modelos de patriotismo e identidade nacional.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)