Vidas em compasso de espera: a história dos professores de história, interrogações a partir de uma proposta etnográfica.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.176Palabras clave:
Prática docente. História. Formação.Resumen
Este artigo visa discutir questões pertinentes a prática docente, ao fazer diário dos professores de história, focando nas suas especificidades enquanto portadores de uma cultura extra-escolar, constituídos de carga pessoal que interfere na atividade profissional. Diferente da grande maioria dos profissionais de nível superior do país, o professor exerce sua atividade permeado por vivências e leituras com outros profissionais, da mesma área ou não, dificuldades, relações familiares, formação e continuidade ou não da mesma, a partir daí se constitui o que se convencionou chamar de planejamento da sua prática que só ocorre quando há interação da vontade discente, seu objeto de trabalho, mesmo com objetivos e estratégias bem elaborados, nada há de garantia que se efetive de fato, já que precisa que o foco, que não é estático, interaja de acordo com o planejado. Por isso a importância em pensar quem é o professor de História na sua prática e discutir questões relacionadas ao profissional.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)