MEMORIAL DO COLÉGIO MANOEL RIBAS
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO EM RISCO
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.2022.1127.06Palabras clave:
História, Memorial, Colégio Manoel Ribas, Patrimônio escolarResumen
O Memorial do Colégio Manoel Ribas, criado no final da década de 1990, é uma unidade ligada ao Colégio Estadual Manoel Ribas/Santa Maria, instituição pública de Ensino Médio mantido pelo Estado do Rio Grande do Sul. Nasceu com o objetivo de preservar e divulgar a história e memória desta instituição de ensino. O Memorial possui um acervo composto de documentos escritos, fotografias, jornais estudantis, mobiliários, indumentárias, símbolos, maquinários, livros, entre outros artefatos que contém informações sobre a história escolar em diferentes tempos. Assim, temos como objetivo registrar e divulgar o projeto “Memorial do Colégio Manoel Ribas: espaço de pesquisa e ensino, aprovado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC, e desenvolvido no Colégio Manoel Ribas do ano de 2015 até o advento da pandemia da COVIDE 19, quando foi encerrado pela mantenedora.
Citas
BORIN, Marta Rosa; JOSÉ, Viviam (Orgs.). Educação patrimonial: ações educativas. Tubarão: Copiart, 2016. (Programa Mais Educação).
CASTRIOTA, Leonardo Barci. Intervenções sobre o patrimônio urbano: modelos e perspectivas. Revista Fórum Patrimônio – Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, v. 1, n. 1, p. 9-31, set/dez. 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/CASTRIOTA%252c%20Leonardo%20B_%20Interven%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20o%20patrim%C3%B4nio%20urbano%20-%20modelos%20e%20perspectivas.pdf Aceso: 13/03/ 2022.
CHAGAS, Mário de Souza. Memória Política e Política de Memória. In: ABREU, Regina. CHAGAS, Mário. (orgs.). Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, p. 136-167, 2003.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: Reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História. Campinas: educ. v. 11, n. 1 (25), jan./abr, p. 67-92, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38507 Aceso: 13/03/ 2022.
FONSECA, Maria Cecilia Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p. 59-79, 2009.
_____. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MinC – Iphan, 2005. 2. Ed. Disponível em:
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/166 Aceso: 13/03/ 2022.
FUNARI, Pedro Paulo; PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 3ª reimpressão: 2014.
KREBS, Ana Eliza Garcia. História e Vivência numa Escola Feminina: A Escola de Artes e Ofícios Santa Terezinha do Menino Jesus- 1921 a 1942. Monografia apresentada ao Curso de Pós-graduação das Faculdades Franciscanas, Santa Maria- RS, 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Prendas e Antiprendas: uma escola de mulheres. Porto Alegre: Ed. da Universidade, UFRGS, 1987.
MACMANUS, Paulette. Educação em Museus: Pesquisas e Práticas. In: MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana. (Org.). São Paulo: FEUSP, 2013, p. 20-30. Disponível em: http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2013/03/Educa%C3%A7%C3%A3o-em-Museus-versao-web.pdf.pdf Aceso: 13/03/ 2022.
MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. Revista de Ciências da Educação. SÍSIFO, n.1, Set/dez. 2006, pg. 71 – 84. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/169/177 Aceso: 8 setembro 2020.
NORA, P. Entre memória e história. A problemática dos lugares. PROJETO HISTÓRIA, São Paulo, v.10, n.10, p.7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101 Aceso: 13/03/ 2022.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. ESTUDOS HISTÓRICOS, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf Aceso: 13/03/ 2022.
SCHLEE, A, R. A Mancha Ferroviária de Santa Maria. In: Seminário Território, Patrimônio e Memória. Santa Maria, set. 2001. ANAIS. Porto Alegre: ICOMOS; Santa Maria, UFSM, p. 94-107, 2002.
SILVA, Cristiani Bereta. Patrimônio Educativo. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina. (Orgs.). Dicionário Temático de Patrimônio: Debates Contemporâneos. Campinas: Editora Unicamp, p. 205-209, 2020.
PINHEIRO, Áurea da Paz. Patrimônio cultural e museus: por uma educação dos sentidos. Curitiba: Educar em Revista, n. 58, p. 55-67, out. /dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/NgCWh4MTJw7TfXgnkZptFcP/?lang=pt&format=pdf Aceso: 13/03/ 2022.

Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Latino-Americana de História

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)