Comida é arte, cultura é arte, conhecimento também é arte: primeiros passos para um esboço de arte, gastronomia e educação para além da alma

Autores/as

  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v8i22.1016

Palabras clave:

Arte, Gastronomia, Educação.

Resumen

É evidente a aproximação do título deste artigo com a letra da música “Comida” (1987) do grupo Titãs – Composição: Arnaldo Antunes/Marcelo Fromer/Sérgio Britto –, do álbum Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas, gravado pela WEA e com produção do Liminha. É óbvio também que comida, arte e conhecimentos são alimentos da alma; como costumam dizer sempre. Logo, em que medida a arte, gastronomia e educação são alimentos para além da alma? Quer dizer, em quais circunstâncias se aprende comendo, fazendo arte ou come educando e come-se fazendo arte? A fim de discutir o que se apresenta, este artigo propõe debater, através de saberes descoloniais fronteiriços, arte, gastronomia e educação para a construção de conhecimentos formais e informais na constituição do um indivíduo social. Para tanto, me valerei da arte, gastronomia e da cultura de Mato Grosso do Sul como lócus enunciativo para fazer emergir conhecimentos que os saberes disciplinares – nas escolas e universidades – não contemplam porque não dialogam com as experivivências (BESSA-OLIVEIRA, 2018) socioculturais dos indivíduos e locais. Por certo, o debate da tríade (arte, gastronomia e educação) evidenciará questões para além de alimentos da alma, mas para corpos que não são reconhecidos quando falamos de raça, gênero, classe e igualmente de fé, língua e ciência modernos.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas

Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC. ORCID iD - http://orcid.org/0000-0002-4783-7903

Publicado

2019-12-28