Comida é arte, cultura é arte, conhecimento também é arte: primeiros passos para um esboço de arte, gastronomia e educação para além da alma
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v8i22.1016Palabras clave:
Arte, Gastronomia, Educação.Resumen
É evidente a aproximação do título deste artigo com a letra da música “Comida” (1987) do grupo Titãs – Composição: Arnaldo Antunes/Marcelo Fromer/Sérgio Britto –, do álbum Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas, gravado pela WEA e com produção do Liminha. É óbvio também que comida, arte e conhecimentos são alimentos da alma; como costumam dizer sempre. Logo, em que medida a arte, gastronomia e educação são alimentos para além da alma? Quer dizer, em quais circunstâncias se aprende comendo, fazendo arte ou come educando e come-se fazendo arte? A fim de discutir o que se apresenta, este artigo propõe debater, através de saberes descoloniais fronteiriços, arte, gastronomia e educação para a construção de conhecimentos formais e informais na constituição do um indivíduo social. Para tanto, me valerei da arte, gastronomia e da cultura de Mato Grosso do Sul como lócus enunciativo para fazer emergir conhecimentos que os saberes disciplinares – nas escolas e universidades – não contemplam porque não dialogam com as experivivências (BESSA-OLIVEIRA, 2018) socioculturais dos indivíduos e locais. Por certo, o debate da tríade (arte, gastronomia e educação) evidenciará questões para além de alimentos da alma, mas para corpos que não são reconhecidos quando falamos de raça, gênero, classe e igualmente de fé, língua e ciência modernos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)