Cartografando causas

as marcas e seus discursos sobre a diversidade e inclusão

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.08

Parole chiave:

publicidade de causas , cartografia , diversidade e inclusão

Abstract

Cada vez mais percebemos as marcas posicionando-se a partir de causas sociais. A temática da diversidade e da inclusão parece ser o assunto da vez. Nossa intenção é cartografar a presença das causas sociais nos discursos contemporâneos das marcas. Para tanto, a partir do escopo teórico da publicidade de causa e metodológico da cartografia, imergimos no acervo do Clube da Criação e analisamos as publicações de 2022 e 2023, buscando identificar o grau de engajamento das marcas anunciantes em relação às causas. Ao final, concluímos que a maior parte das campanhas publicitárias se enquadram nos níveis de plataforma e protagonista. Já o marcador mais recorrente é o de identidade de gênero, enquanto a causa menos abordada é a etária e a geracional.

Biografie autore

Arion Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Comunicação pela UFSM. Pesquisador nos grupos Nós Pesquisa Criativa e TELAS Pesquisa Colaborativa. 

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutoranda, Doutora e Mestra em Comunicação pela UFSM. Professora Adjunta na UNIPAMPA. Líder do grupo TELAS Pesquisa Colaborativa CNPq. 

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.

Pubblicato

2024-01-10

Come citare

FERNANDES, A.; SAGRILO ANDRES, F.; PETERMANN, J. Cartografando causas: as marcas e seus discursos sobre a diversidade e inclusão. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.08. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26562. Acesso em: 29 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2