Call For Papers
Caro(a) pesquisador(a),
Convidamos pesquisadores(as) interessados(as), em seus processos de investigação e formação, a participarem da edição 2023/1 e da edição 2023/2 da Revista Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação (ISSN: 2318-6372) (QUALIS A4).
* São dois Dossiês Temáticos com chamada aberta para o ano de 2023: "HIPERMIDIATIZAÇÃO, INTENSIFICAÇÃO E APROFUNDAMENTO DA MIDIATIZAÇÃO? Aplicativos, plataformas, datatificação e algoritmos em debate" e "Dossiê Cartografias da/na Comunicação".
DOSSIÊ: HIPERMIDIATIZAÇÃO, INTENSIFICAÇÃO E APROFUNDAMENTO DA MIDIATIZAÇÃO? Aplicativos, plataformas, datatificação e algoritmos em debate (ENCERRADO)
O objeto deste dossiê é um fenômeno social evidenciado em práticas e discursos de atores e instituições diversas: plataformas, datatificação, algoritmos, inteligência artificial, aplicativos e suas interfaces, em especifico na perspectiva da midiatização como forma de olhar os processos midiáticos, questionando, nesses processos, o que é especificamente comunicacional. Com isso, não se excluem outras abordagens do tema. Há linhagens na área da comunicação que o abordam em outras perspectivas, além da midiatização. Há pesquisas em várias áreas de conhecimento sobre ele – isto é, economia, direito, ciências sociais, psicologia, ciência de dados – que também serão bem-vindas para o debate interdisciplinar. Este Dossiê desdobra a temática do V Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, mas não é restrito a trabalhos apresentados neste Seminário.
QUESTÕES CENTRAIS
As questões centrais do dossiê se referem às relações entre as práticas sociais e discursos sobre essas práticas, de atores e instituições e as abordagens epistemológicas sugeridas. Em especial, o objetivo é refletir sobre as seguintes questões: O que há de comunicacional quando investigamos as plataformas, a datatificação, os algoritmos, a inteligência artificial, os aplicativos e suas interfaces? Qual a relação entre a comunicação aí observada e as mutações nos processos midiáticos? Essa mutação demanda novas epistemes na linhagem de pesquisa Midiatização e Processos Sociais? Quais os deslocamentos epistemológicos e metodológicos sugeridos pelas vertentes de pesquisa para a compreensão dessas mutações? Em suas interfaces, o que essas abordagens epistemológicas e metodológicas revelam para além dos discursos sociais sobre o tema proposto?
SUBTEMAS
O objeto desta chamada já é objeto de investigações em diversos direcionamentos que indicam a sua riqueza, mas também dispersão. Ao indicar algumas dessas referências, acentuamos que queremos mais do que relatos. Sem pretensão de sermos exaustivos, listamos, com referências, algumas temáticas específicas abordadas na perspectiva da midiatização e que podem enriquecer o dossiê proposto: Novas formas de religiosidade; Mutações da esfera política; Cidade; Métricas; Colonialismo; Racismo; Imaginários; Métricas; Economia digital; Publicidade Digital.
DATA LIMITE: 30 de maio de 2023.
PUBLICAÇÃO: Dezembro de 2023.
***
Os editores
Ana Paula da Rosa
Jairo Ferreira
Luiz Signates
REFERÊNCIAS:
ANDERSEN, Jack. Archiving, Ordering, and Searching: Search Engines, Algorithms, Databases, and Deep Mediatization. Media, Culture & Society, Chicago, vol. 40, p. 1135-1150, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3IKXIPM
ATTENEDER, Helena. Geomedia: Manifestations of Power as Mediatized Communication Practices – A Foucauldian Approach. GI_Forum, Salzburg, vol. 6, 2018. Disponível em: https://bit.ly/33kTjTv.
BOLIN, Göran. A mentalidade métrica. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, out. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3ynPZCx.
BUCHER, Taina. The algorithmic imaginary: exploring the ordinary affects of Facebook algorithms. Information, Communication & Society, vol. 20, p. 30-44, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3ILz6GN.
CHAN, Ngai Keung; HUMPHREYS, Lee. Mediatização do espaço social e o caso dos motoristas do Uber. Media and Communication, vol. 6, n. 2, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3s6EMFl.
COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises A. Data Colonialism: Rethinking Big Data’s Relation to the Contemporary Subject. Television & New Media, Chicago, vol. 20, p. 336-349, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3GAbOBC.
COULDRY, Nick; YU, Jun. Deconstructing datafication’s brave new world. New Media & Society, Chicago, vol. 20, p. 4473-4491, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3EWqACs.
DOORN, Niels Van. A new institution on the block: On platform urbanism and Airbnb citizenship. New Media & Society, Chicago, vol. 22, 2020. Disponível em: https://bit.ly/30nyCFn.
HEIN, Carola; MAGER, Tino. Digital Excavation of Mediatized Urban Heritage: Automated Recognition of Buildings in Image Sources. Urban Planning, vol. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3m21jiO.
HEPP, Andreas. Da midiatização à midiatização profunda. In: FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antonio; GOMES, Pedro Gilberto; BRAGA, J. L.; ROSA, A. P. (Org.). Midiatização, polarização e intolerância: entre ambientes, meios e circulações. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020, v. 1, p. 23-38. Disponível em: https://bit.ly/3yooFny.
JANSSON, André. Interveillance: A New Culture of Recognition and Mediatization. Media and Comunication, vol. 3, n. 3,2015. Disponível em: https://bit.ly/3IPC90O.
LEMOS, André. Contemporaneidad, cibercultura y dataficación de la vida social. ¡Para un modo de existencia de la comunicación! In: Indagación sobre lo contemporáneo en/desde América Latina, I., 2021, Buenos Aires. Seminário. Disponível em: https://bit.ly/3oMLa2y.
MALY, I. Populism as a mediatized communicative relation: The birth of algorithmic populism. Tilburg Papers in Culture Studies, Tilburg, nº. 213, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3GIFvRo.
MALY, Ico. New Right Metapolitics and the Algorithmic Activism of Schild & Vrienden. Social Media + Society, Chicago, vol. 5, abril, 2019. Disponível em: https://bit.ly/30lMbFk.
MIÈGE, Bernard. Para uma atualização da abordagem da mediatização das ações infocomunicacionais. In: FERREIRA, Jairo; ROSA, Ana Paula; BRAGA, José Luiz; FAUSTO NETO, Antônio; GOMES, Pedro Gilberto. (Org.). Entre o que se diz e o que se pensa: onde está a midiatização? Santa Maria: FACOS-UFSM, 2018, v. 1, p. 39-62. Disponível em: https://bit.ly/3m1JAI9.
QUIROGA, Tiago. Midiatização e virtualidade nas ciências humanas: uma encruzilhada anunciada. In: FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO, Antonio; GOMES, Pedro Gilberto; BRAGA, J. L.; ROSA, A. P. (Org.). Midiatização, polarização e intolerância: entre ambientes, meios e circulações. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2020, v. 1, p. 53-76. Disponível em: https://bit.ly/3DR0q2w.
RENSER, Berit; TIIDENBERG, Katrin. Witches on Facebook: Mediatization of Neo-Paganism. Social Media + Society, vol. 6. jul.-set., 2020. Disponível em: https://bit.ly/3s34sD0.
Dossiê Cartografias da/na Comunicação (ENCERRADO)
O periódico Questões Transversais lança chamada para novo dossiê a ser publicado no segundo semestre de 2023 e convida pesquisadores(as) a participar do debate em torno do uso do vocábulo Cartografia. Oriundo da geografia física no território das suas representações, o vocábulo tem sido usado por distintas áreas do conhecimento e, nesse sentido, pergunta-se: cartografia seria um conceito ou simples nome destinado a distinguir um modo de representação? Que relação haveria entre a cartografia e a deriva psicogeográfica proposta pela Internacional Situacionista, liderada por Guy Debord na Paris das décadas de 1960/1970? Que papel a cartografia desempenha quando aplicada à distinção de pontos de referência que constituem a imagem da cidade reconhecida pelos deslocamentos que nela se praticam? Que relação haveria entre cartografias da cidade entre cidades, como aponta Walter Benjamin em Rua de Mão Única? Seria a cartografia um modelo para distinguir a diferença entre o urbano e a cidade que se reconhece nos lugares afetivos, dispersos no espaço, como propõe Milton Santos? Ou seria a cartografia uma possível estratégia entre diferenças como sugere Gilles Deleuze? Seria um modo de explicitar a diferença entre os meios analógicos e os novos meios digitais, como usado por Lev Manovich? Ou ainda uma postura adequada para mapear os conflitos e divergências nos ambientes digitais, tal como proposto por Bruno Latour? Como a cartografia se torna uma estratégia para explorar a cultura, como fez Jesús Martín-Barbero, ou o desejo, como se vê em Suely Rolnik? Diante de múltiplas e instigantes sugestões, de que modo diferentes áreas do conhecimento – e a Comunicação em especial – se apropriam da cartografia? E mais: seria a cartografia uma metodologia ou corresponderia a uma nova contribuição epistemológica, útil ao desenvolvimento de distintas áreas científicas? Tais questões são indicativas, mas não restritivas, de aspectos a serem explorados nos artigos.
DATA LIMITE: 30 de junho de 2023.
PUBLICAÇÃO: Dezembro de 2023
***
Editores Convidados
João Damásio da Silva Neto (UFU/MG)
Lucrecia D’Alessio Ferrara (PUCSP/SP)
Marlon Santa Maria Dias (Unochapecó/SC)
Luísa Schenato Staldoni (Unisinos)
Submissões em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/submission/wizard
Diretrizes para Autores - Normas de Publicação em:
https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/about/submissions