Cartografando causas

as marcas e seus discursos sobre a diversidade e inclusão

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4013/qt.2024.1223.08

Mots-clés :

publicidade de causas , cartografia , diversidade e inclusão

Résumé

Cada vez mais percebemos as marcas posicionando-se a partir de causas sociais. A temática da diversidade e da inclusão parece ser o assunto da vez. Nossa intenção é cartografar a presença das causas sociais nos discursos contemporâneos das marcas. Para tanto, a partir do escopo teórico da publicidade de causa e metodológico da cartografia, imergimos no acervo do Clube da Criação e analisamos as publicações de 2022 e 2023, buscando identificar o grau de engajamento das marcas anunciantes em relação às causas. Ao final, concluímos que a maior parte das campanhas publicitárias se enquadram nos níveis de plataforma e protagonista. Já o marcador mais recorrente é o de identidade de gênero, enquanto a causa menos abordada é a etária e a geracional.

Bibliographies de l'auteur

Arion Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Comunicação pela UFSM. Pesquisador nos grupos Nós Pesquisa Criativa e TELAS Pesquisa Colaborativa. 

Fernanda Sagrilo Andres, Universidade Federal do Pampa

Pós-doutoranda, Doutora e Mestra em Comunicação pela UFSM. Professora Adjunta na UNIPAMPA. Líder do grupo TELAS Pesquisa Colaborativa CNPq. 

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.

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Publiée

2024-01-10

Comment citer

FERNANDES, A.; SAGRILO ANDRES, F.; PETERMANN, J. Cartografando causas: as marcas e seus discursos sobre a diversidade e inclusão. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 12, n. 23, 2024. DOI: 10.4013/qt.2024.1223.08. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26562. Acesso em: 29 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Cartografias da/na Comunicação - Parte 2