Os efeitos da Netflix sobre a Cultura Audiovisual
uma análise de 2012 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.09Parole chiave:
Netflix, audiovisual , circuito da cultura , algoritmos , streamingAbstract
A Netflix, em pouco mais de dez anos como serviço de streaming audiovisual, tem sido uma das responsáveis por transformações na produção e no consumo da cultura audiovisual. A partir de pesquisa exploratória em cinco veículos jornalísticos foi realizado um levantamento de matérias sobre a atuação da Netflix e seus efeitos. Tal material foi submetido a uma mescla de técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e da Teoria Fundamentada em Dados (Tarozzi, 2011) para situar os temas, códigos e valores presentes, com vistas a estabelecer as práticas discursivas da empresa que consolidaram a representação de sua cultura empresarial. O artigo ilustra, também, o modo como tal discurso vem sendo retratado pela mídia jornalística, do otimismo com as estratégias e promessas de mudança à decepção e antecipação de crises. As discussões demarcam, por fim, as transformações na cultura audiovisual que são efeitos de tais práticas discursivas ao longo dos últimos anos.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Questões Transversais

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).