Os efeitos da Netflix sobre a Cultura Audiovisual

uma análise de 2012 a 2022

Autori

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.09

Parole chiave:

Netflix, audiovisual , circuito da cultura , algoritmos , streaming

Abstract

A Netflix, em pouco mais de dez anos como serviço de streaming audiovisual, tem sido uma das responsáveis por transformações na produção e no consumo da cultura audiovisual. A partir de pesquisa exploratória em cinco veículos jornalísticos foi realizado um levantamento de matérias sobre a atuação da Netflix e seus efeitos. Tal material foi submetido a uma mescla de técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e da Teoria Fundamentada em Dados (Tarozzi, 2011) para situar os temas, códigos e valores presentes, com vistas a estabelecer as práticas discursivas da empresa que consolidaram a representação de sua cultura empresarial. O artigo ilustra, também, o modo como tal discurso vem sendo retratado pela mídia jornalística, do otimismo com as estratégias e promessas de mudança à decepção e antecipação de crises. As discussões demarcam, por fim, as transformações na cultura audiovisual que são efeitos de tais práticas discursivas ao longo dos últimos anos.

Biografia autore

Daniel Gambaro

Pesquisador de mídias audiovisuais e sonoras. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.  Membro do Núcleo de Estudos do Rádio - NER (UFGRS) e Vice-líder do MidiaSon - Grupo de Estudos e P´raticas em Mídias Sonoras (ECA-USP).

Pubblicato

2023-12-04

Come citare

GAMBARO, D. Os efeitos da Netflix sobre a Cultura Audiovisual: uma análise de 2012 a 2022. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 21, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1121.09. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26371. Acesso em: 29 apr. 2025.