Os efeitos da Netflix sobre a Cultura Audiovisual

uma análise de 2012 a 2022

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2023.1121.09

Palabras clave:

Netflix, audiovisual , circuito da cultura , algoritmos , streaming

Resumen

A Netflix, em pouco mais de dez anos como serviço de streaming audiovisual, tem sido uma das responsáveis por transformações na produção e no consumo da cultura audiovisual. A partir de pesquisa exploratória em cinco veículos jornalísticos foi realizado um levantamento de matérias sobre a atuação da Netflix e seus efeitos. Tal material foi submetido a uma mescla de técnicas de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e da Teoria Fundamentada em Dados (Tarozzi, 2011) para situar os temas, códigos e valores presentes, com vistas a estabelecer as práticas discursivas da empresa que consolidaram a representação de sua cultura empresarial. O artigo ilustra, também, o modo como tal discurso vem sendo retratado pela mídia jornalística, do otimismo com as estratégias e promessas de mudança à decepção e antecipação de crises. As discussões demarcam, por fim, as transformações na cultura audiovisual que são efeitos de tais práticas discursivas ao longo dos últimos anos.

Biografía del autor/a

Daniel Gambaro

Pesquisador de mídias audiovisuais e sonoras. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.  Membro do Núcleo de Estudos do Rádio - NER (UFGRS) e Vice-líder do MidiaSon - Grupo de Estudos e P´raticas em Mídias Sonoras (ECA-USP).

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

GAMBARO, D. Os efeitos da Netflix sobre a Cultura Audiovisual: uma análise de 2012 a 2022. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 11, n. 21, 2023. DOI: 10.4013/qt.2023.1121.09. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/26371. Acesso em: 29 abr. 2025.