O discurso sobre a política de cotas raciais no jornalismo online
DOI:
https://doi.org/10.4013/5395Resumo
Partindo do pressuposto de que o jornalismo deve representar a diversidade de pensamentos da sociedade, este artigo tem como objetivo averiguar os sentidos construídos pela Folha Online e o pelo Portal de Notícias da Globo, quando abordam a política de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. A partir da análise de discurso, foram estudados textos publicados nesses jornais durante o ano de 2007. Verificou-se que predomina o discurso que se posiciona contra a política de cotas raciais, utilizando o argumento de que essa política configura uma forma de discriminação, tida como ato inconstitucional, pois fere o princípio da igualdade. Em contrapartida, o argumento de que a política de cotas corrige distorções históricas, e que, uma vez aceitos nas universidades, os cotistas têm tido bom desempenho, pouco aparece nos dados em discussão.
Palavras-chave: jornalismo online, política de cotas raciais, análise de discurso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.